O pai de todas as criptomoedas nasceu há mais de uma década. Desde o início da Internet e da gloriosa ideia de Jeff Bezos em fundar a Amazon.com - sorte a nossa, não como a Cadabra, que soa como Cadáver - o pagamento era um grande problema, especialmente a fraude.
Na década de 1950, os cartões de crédito foram inventados para solucionar o problema de andar carregado com dinheiro. O primeiro foi o Diners Card, do qual presentemente ainda sou cliente.
[...]
Foi algo que permitiu ao comerciante copiar rapidamente para um papel as informações do cartão de crédito e entregar uma cópia ao cliente para assinar. A característica mais reconhecível era o som ao deslizar.
Antes da invenção desta máquina engraçada, finalizar o processo de pagamento traduzia-se numa papelada manuscrita, o que era um processo moroso. Recordo-me de clientes à espera na fila e a reclamar: “Ah não, outro com cartão de crédito. Agora temos que esperar muito, muito mais.” E era verdade, o comerciante tinha que preparar a papelada, anotar tudo num formato legível, verificar a identidade e assinatura do cliente, o que demorava. Comparativamente a este processo, o pagamento em dinheiro era rápido e fácil - muito espaço para melhorias para empreendedores inteligentes.