Glossary entry

Italian term or phrase:

Sant’Ambrogio ferma Teodosio

Portuguese translation:

Sant’Ambrogio ferma Teodosio (Santo Ambrósio para/detém Teodósio)

Added to glossary by Diana Salama
Feb 10, 2012 17:56
12 yrs ago
Italian term

Sant’Ambrogio ferma Teodosio

Italian to Portuguese Other Tourism & Travel turismo
Contexto:
Sant’Ambrogio ferma Teodosio, dipinto di C. Procaccino

O que significa o termo 'ferma' aqui? é um quadro? uma pintura?

Discussion

Tem toda a razão até está no texto indicado pela Diana. Mas parece-me que o van Dijk também pintou o mesmo tema... O quadro de Procaccini está aqui (http://commons.wikimedia.org/wiki/Sant'Ambrogio_(Milano... e até tem a tradução do título em inglês...
Paulo Marcon Feb 11, 2012:
Camillo Procaccini Creio que é este o nome do pintor. V. http://www.lib-art.com/artgallery/54340-st-ambrose-stopping-...
Creio que se trata de um quadro célebre de Van Dijk...
Diana Santo Ambrósio impediu Teodósio de entrar na Igreja, travando a sua entrada, ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambrósio_de_Milão
Diana Salama (asker) Feb 10, 2012:
Teresa Estes significados todos, claro que conheço, mas você vê o que acontece quando se ignora o contexto, aqui no caso, histórico. Este sentido não fazia sentido para mim (todos sinônimos praticamente)
Diana Quer dizer "pára", "faz parar", "trava", "detém"...

Proposed translations

+1
1 hr
Selected

Sant’Ambrogio ferma Teodosio (Santo Ambrósio para/detém Teodósio)

Desculpe, cometei um erro na resposta acima. Como não consegui modificá-la, estou colocando-a de novo.

O ferma daí é do verbo fermare, porque Santo Ambrósio de fato parou Teodósio, como se pode ver abaixo.

Pelo menos na internet parece não haver registro do nome oficial desse quadro em português. Eu deixaria o original em italiano e poria um tradução em português. Aliás, o meu para entre parênteses é do verbo parar, que perdeu o acento com o Acordo Ortográfico, caso não tenha ficado muito claro.

Santo Ambrósio gostava muito do imperador Teodósio, mas como bispo, por Deus e para a salvação da alma, sem que o adulasse no que quer que fosse. Foi o que se viu em 390. Uma sedição popular havia eclodido no circo da Tessalônica, e o governador da cidade ali fora morto.

Num primeiro movimento de cólera, Teodósio ordenou um massacre geral do povo reunido no mesmo circo. Santo Ambrósio escreveu-lhe uma carta, para que visse a grandeza da falta, dizendo-lhe da necessidade que tinha de fazer penitência, antes de se apresentar à Santa Mesa.

"Eu te amo, concluiu ele, e te prezo muito. Rezo todos os dias por ti. Se crês, reconhece a verdade de minhas palavras. Se não crês, não aches mal que eu dê a Deus a preferência".

Teodósio não deixou de querer ir à igreja, segundo o costume, mas Ambrósio, que acabava de vir dos arredores, pôs-se diante dele, fora do vestíbulo, para impedir que entrasse, mostrando-lhe a enormidade da carnificina que havia feito.

— Como poderias, disse ao imperador, elevar para o Senhor essas mãos que ainda estão a gotejar sangue inocente? Como receber o corpo do Senhor sacratíssimo? Como levar à boca o preciosíssimo sangue de Jesus, se tu, enfurecido, fizeste correr tanto sangue? Retira-te daqui! Não aumentes o teu crime com o acréscimo de outro!

Como o imperador quisesse desculpar a falta de qualquer maneira, e falasse do exemplo de Davi, culpado ao mesmo tempo de adultério e de homicídio, Santo Ambrósio respondeu-lhe imediatamente:

— Já que o imitaste no pecado, imita-o na penitência!

Teodósio submeteu-se, aceitando a penitência, segundo a disciplina da Igreja. Em lágrimas, retirou-se para o palácio. Era pelo mês de abril de 390.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2012-02-10 19:11:45 GMT)
--------------------------------------------------

Veja que nem em inglês parece haver um nome oficial: http://commons.wikimedia.org/wiki/User:G.dallorto/Sant'Ambro...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2012-02-10 19:28:58 GMT)
--------------------------------------------------

Lembrei-me de um recurso razoavelmente literário de que você pode lançar mão aí, que lhe será especialmente para desfazer a ambiguidade de para (preposição? verbo?) Pode usar o objeto direto preposicionado e escrever Santo Ambrósio para A Teodósio ou Santo Ambrósio detém (a) Teodósio.
Note from asker:
Obrigada, Luciano, por todo este relato! O sentido de parar/deter não fazia sentido para mim sem ter idéia do contexto.
Peer comment(s):

agree Paulo Marcon : Detém. "... Era aí que pregava S. Ambrósio, aí que ele detém Teodósio tornado grande pela sua penitência; foi aí que ele converteu e baptizou S. Agostinho." V. http://www.dehonbrasil.com/dehonianos/pdf/memorias_2.pdf
19 hrs
Something went wrong...
4 KudoZ points awarded for this answer. Comment: "Obrigada, Luciano, pela ajuda e pelo relato! E a Teresa e BV1 também! Muito esclarecedor, vivendo e aprendendo!"
Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search