A Eva das criptomoedas foi inventada há mais de uma década. Desde o início da Internet e a gloriosa ideia de Jeff Bezos de fundar a Amazon.com — felizmente para nós, não como Cadabra, que soa a "cadáver" — que os pagamentos levantavam enormes dificuldades, especialmente a nível da fraude.
Na década de 1950, os cartões de crédito foram inventados para resolver o problema de andar com sacos de dinheiro. O primeiro foi o Diners Club, de que ainda hoje sou cliente.
[...]
Permitia ao comerciante copiar rapidamente para papel a informação do cartão de crédito e dar uma cópia ao cliente para este a contra-assinar. A sua caraterística mais distintiva era o zuca truca que se ouvia.
Antes da invenção desta curiosa máquina, a conclusão do pagamento implicava escrever papelada à mão, sendo que o processo era demorado. Lembro-me de ouvir clientes à espera na fila a queixarem-se: "Oh, não! Outro com cartão de crédito. Agora ainda temos de esperar muito mais." E era verdade. O comerciante tinha de puxar pelos papéis, escrever tudo de forma legível e verificar a identidade do cliente e a assinatura, e isso levava tempo. Em comparação, o pagamento em numerário era um processo simples e rápido — um mundo de possibilidades de aperfeiçoamento para empreendedores astutos.